top of page

Já nos habituámos a ter a comida ao virar da esquina!

Hoje a disponibilidade de alimentos seguros e com um mínimo de qualidade é um dado adquirido pelas sociedade ocidentais. Quando queremos alimentos sabemos onde os encontrar, independentemente da época do ano e da hora que nos dá vontade de comer.

Assumimos e exigimos que esses alimentos sejam seguros e esperamos sempre a melhor qualidade a um preço o mais baixo possível. Não imaginamos nem fazemos a mais pequena ideia de toda a cadeia que está por detrás desse alimentos. Para muitos a simplicidade do "comprar alimentos" é tal que não queremos ter a mínima ideia da origem do que estamos a comprar.


Assumimos ainda que podemos ter toda a variedade de alimentos que desejamos durante todo o ano e exigimos que essa disponibilidade não deve ser responsável pela destruição de recursos naturais e de paisagens.


Este distanciamento é o resultado normal da evolução das sociedade ocidentais cujo desenvolvimento tecnológico foi empurrando a população para grandes centros urbanos, ao mesmo tempo que o Mundo Rural perdia capacidade de assegurar rendimento às suas comunidades.


Não devemos fazer juízos de valor relativamente a esta evolução. Foi o que foi e não me parece que pudéssemos fazer de maneira diferente. Podemos como é óbvio ter uma opinião sobre esse percurso e devemos perceber os seus pontos fracos e os seus erros e tudo fazer para os corrigir. Mas não me parece possível inverter esse caminho, nem acredito que voltemos um dia ao tecido social dos séculos pré-industriais.


Acho por isso estranho e errado, que se escolha a crítica à "urbanização da sociedade", como mote e propósito da defesa do Mundo Rural e do Mundo Natural. Ou seja, defender o Mundo Rural aumentando a clivagem entre a população é errado e não nos leva a lado nenhum.


Não entendo por isso porque o Mundo Rural teima em insistir e incentivar o aumento do distanciamento entre as cidades e o campo. Na prática estamos a colocar os consumidores cada vez mais longe dos produtores.


Alimentar este conflito entre o rural e o urbano é simplesmente parvo e nunca produzirá o efeito político pretendido nem melhorará a percepção "rural" das comunidades urbanas.


Comentários


© 2024 POR ANTÓNIO CLÁUDIO HEITOR. CRIADO COM WIX.COM

bottom of page